15 de jun. de 2011

Visões de Emília

Já aconteceu, mas registro aqui: o projeto Visões de Emília, em Duque de Caxias, de 24 de fevereiro a 18 de março de 2011.

O educador Leonardo Luz e eu visitamos 20 escolas, em áreas variadas, desde as mais próximas aos centros urbanos às mais rurais, em uma projeto que falava sobre tradição oral, literatura e ilustração.

A cada escola, levamos o acervo Visões de Emília, propriedade do Centro Cultural Banco do Brasil, com sete ilustrações de artistas como Roger Mello, Ângela Lago, Rui de Oliveira, entre outros, cuja personagem principal é Emília, a boneca andante e falante criada por Monteiro Lobato.

E, é aquilo pessoal: se os grupos são reflexo dos indivíduos que o compõem, a escola não foge disso!

Cada uma tem o seu jeitinho, sua energia.


Visões de emília



Digo isso muito mais por pensar na distância entre o que se afirma ou se diz que se tem de fazer no papel e as realidades. Não adianta pensar que escola é caixa e que tudo que couber em uma vai caber em outra, porque não é assim, mesmo!

E ainda bem!

Daí é que vimos uma beleza de vidas diferentes. E não poderia ser de outro jeito: o projeto mexia com cultura popular, histórias e lendas, tudo a partir das visões de Lobato e dos ilustradores.

Mas o mais rico, sem dúvida, foi a visão das crianças em cima daquilo tudo: lobisomens, mula, sereias, não são historinhas, mas parte da formação deles. Ou seja: um imaginário riquíssimo, com abertura pra se fazer muita coisa!

Agora chega de falar e vamos mostrar um pouco. Quem quiser acessar links com o registro do projeto em mídia eletrônica, é só clicar aí embaixo.

Logo depois algumas imagens.

Afeto sempre.



Nenhum comentário:

Pra conhecer mais... Curriculum

http://mundoazulth.blogspot.com.br/2012/10/curriculum_3.html