7 de ago. de 2011

Encontro com Educadores sobre ORALIDADE e PERFORMANCE

Caríssimos,

que tudo esteja muito bem com todos!
Quero convidá-los para dois Encontros com Educadores que acontecerão dias 13 e 20 de agosto, das 9h30 às 13h30, no auditório do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, baseados na exposição África ancestral e contemporânea: as artes do Benin, que está sendo realizada no CMAHO até o dia  4 de setembro.
 

As informações detalhadas vão no texto abaixo ou podem ser obtidas pelo telefones descritos.

Os participantes receberão certificado.

As vagas são limitadas!!!

Afeto sempre.

...................................................

Prezado Educador,
A Educação contemporânea tem demandado de todos, diretores, coordenadores e professores, atenção a novos desafios que vão para além dos muros das escolas e da especificidade dos conteúdos curriculares.
As relações humanas e a tolerância entre diferentes grupos se apresenta como uma grande emergência, exigindo ações conjuntas de todos os atores sociais, incluindo a escola, constituindo-se como um importante tema a ser integrado às ações educativas.
Para tanto, tendo em vista a lei 10.639/03, que institui o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, oferecemos o Encontro com Educadores: dois eventos cujas atividades interdisciplinares serão baseadas em temas tradicionais da cultura africana, apresentados em uma perspectiva contemporânea e aliados ao ensino.
O Encontro I acontece dia 13 de agosto, sábado, das 9h30 às 13h30, com o tema ORALIDADE: os participantes experimentarão atividades em relação à Tradição Oral e os Mitos, construindo-se um modo coletivo de recontá-los, utilizando-se prioritariamente gestualidades e sonoridades corporais.  
O Encontro II acontece dia 20 de agosto, sábado, das 9h30 às 13h30, com o tema PERFORMANCE: os participantes passarão por experiências plásticas e corporais em torno do conceito africano de Máscara e Expressão Corporal, construídas em torno de características pessoais e coletivas.
 
Os dois encontros são baseados na exposição África ancestral e contemporânea: as artes do Benin, oferecendo ferramentas discursivas e pedagógicas que fomentem a discussão sobre as identidades e identificações decorrentes dos encontros e embates entre as culturas africanas, brasileiras e ocidentais, trazendo ao educador chaves para que ele adentre os mundos africanos através dos valores do afeto e da estética. 
Apresentar a África pelas suas representações simbólicas é ser fiel a seu espírito de harmonia cosmogônica. É como se a cada ação semelhante a essa, estivéssemos agindo ritualmente, rearranjando discursivamente as peças identificatórias e edificantes do Ser africano, reconfigurando um quadro até então borrado, apagado, ressignificando o próprio sentido de identificação afro-brasileira.
- Os participantes receberão um certificado por encontro.
- Serão oferecidas 40 vagas por encontro, mediante agendamento.
Agendamento: 11h às 18h de terça a sexta
Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
Rua Luis de Camões, 68, Centro, Rio de Janeiro
Tel.: 21 2242-1012 – 2242-1213
 
               
Equipe:
Ministrante
Tatiana Henrique – Mestranda em Memória Social, Licenciada em Letras, Formada em Arte Dramática, Professora I da Rede Municipal. Atua como atriz, contadora de histórias e educadora em espaços formais e não-formais. Foi coordenadora pedagógica do CCBB Educativo RJ, e dos programas educativos da exposição Fernando Pessoa: plural como o universo, e espaços como Museu da Justiça. Representou o Brasil em eventos nos EUA: The art of storytelling (2006 e 2010), Miami Book Fair (2007) e PanAfrican BookFest (2008). É integrante do Grupo OKEARÔ de Teatro Independente, como atriz e pesquisadora de linguagens corporais afrobrasileiras e indianas.
Produção
Marcelo Ferreira Spohn – Licenciado em História pela UFSM-RS e Guia de Turismo Regional e Nacional pelo CIETH. É Coordenador Pedagógico da exposição África Ancestral e Contemporânea: As artes do Benin. Atua como professor do Centro de Atualização da Mulher – CAM, no Colégio Notre Dame de Ipanema, e consultor pedagógico para empresas de turismo, museus e escolas, no desenvolvimento de roteiros histórico-culturais. Como Arte Educador do CCBB Educativo RJ, organizou e ministrou Encontro de Educadores entre 2006 e 2008.

Nenhum comentário:

Pra conhecer mais... Curriculum

http://mundoazulth.blogspot.com.br/2012/10/curriculum_3.html